Sobre mim

thianasehn150px

Era para ser Rafaela, Daniela ou Gabriela mas, quando nasci, minha mãe me olhou e disse: nasceu a Thiana. Foi em Camaquã, ao mesmo tempo em que caía a chuva após grande período de estiagem.

Creio que herdei de meus pais o interesse pelo peculiar e pelo espontâneo: sinto uma atração voluptuosa pelo diferente, pelo contraste em suas mais variadas formas. Me interesso, por cada detalhe do cotidiano, a relação entre as pessoas, fluxos, comportamento social, mobilidade urbana, trânsito e como o dia se faz dia sempre tão diferente sobre nós.

Atualmente, resido na cidade de São Paulo onde venho desenvolvendo diversos trabalhos, como pinturas, desenhos, além de trabalhar com reaproveitamento de madeiras de descarte na produção de objetos.

Grata pela visita,

Thiana Sehn

 

BIOGRAFIA

Nascida em 1985, na cidade de Camaquã, interior do Rio Grande do Sul, muda-se para Pelotas em 2003, onde estuda Técnico em Programação Visual no CEFET-RS (atual IFSul). Em 2008 muda-se para a capital gaúcha, Porto Alegre, amplia suas intenções na carreira artística. Neste mesmo ano dá início ao curso de Xilogravura, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre com o gravador, pintor e desenhista Wilson Cavalcanti (Cava). No mesmo local, também estuda cerâmica com o ceramista Claudio Ely.

De 2008 a 2011, trabalha com edição de arte, design gráfico e de embalagens. Em abril de 2011 passa a trabalhar em um longa de animação, As Aventuras do Avião Vermelho, desempenhando tarefas como calque, pintura e pintura de sombra.

Ingressa, em 2010 no bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Em setembro de 2012, participa de dois workshops na Galeria Mamute: Direção de Arte Cinematográfica – Construindo o Visual do Filme, com Iara Noemi e Gilka Vargas e Direção de Fotografia Cinematográfica – A Direção de Fotografia e as Percepções do Mundo, com Bruno Polidoro. Em outubro do mesmo ano participa do workshop O Processo Criativo – Workshop de Estratégias e Estruturas Recorrentes, Módulo 2, com Charles Watson.

Em agosto e setembro de 2013, trabalha no ateliê do escultor Felix Bressan, realizando atividades de corte, acabamento e montagem de escultura. Já em dezembro, ingressa no projeto artístico híbrido, #tapiocatouch, pesquisa entre tecnologias do cotidiano, corpo, linguagem e dança com Marçal Rodrigues, Priscila Patta e Andrea Krohn onde participa das concepções do projeto e atua diretamente na captação de imagens, edição e montagem de vídeo.

Em janeiro de 2014, faz uma pausa com a faculdade e muda-se para a cidade de São Paulo, onde dedica boa parte do tempo às artes visuais, investindo em pintura, desenho e reaproveitamento de materiais e tem como espaço de criação o Ateliê em Rede, espaço colaborativo de artistas, situado na Vila Madalena.

Em agosto recebe convite para fazer parte do Projeto Lampioa de Bruno H Castro e João Zambom onde participa com 5 desenhos. Em seguida, recebe convite para fazer a cenografia da exposição de Lampioa ocorrida de 11 a 30 de novembro de 2014, na Galeria Olido, em São Paulo.

De janeiro a fevereiro de 2015 participa do curso de imersão Procedência e Propriedade, de Charles Watson, no Rio de Janeiro com aulas ministradas pelos artistas Eduardo Berliner, Cadu, Arthur Chaves e Luiza Crosman e pelos professores Frederico Carvalho (UFRJ) e Charles Watson (Parque Lage-RJ).

Em abril de 2015 realiza exposição e montagem de exposição juntamente com Lampioa, no Centro Cultural da Penha, em São Paulo, onde expõe os originais e outra obras, na exposição O Corpo.

Ainda em abril de 2015 começa a ter como atelier de criação, focando em pintura e desenho, o mezanino do Atelier Piratininga localizado na rua Fradique Coutinho, 934, Vila Madalena, São Paulo, onde desenvolve, entre outros trabalhos, a série de pinturas Paisagem Interna e também realiza um intensivo de pinturas de retrato de observação direta até fevereiro de 2016.

Em março de 2016 retorna temporariamente ao Rio Grande do Sul a fim de concluir a graduação em Artes Visuais na UFRGS. Para tal, desenvolve pesquisa “A pintura na paisagem e a paisagem na pintura” com foco paisagem rural, e defende banca em dezembro do mesmo ano.

Em 2017, de volta a São Paulo, participa, como aluna especial, do mestrado em Artes Visuais da ECA-USP, cursando a disciplina “Espelho Fragmentado” ministrada pelo professor e artista Geraldo Dias e se prepara para dar continuidade à pesquisa pictórica de paisagem ao ar livre.

 

EXPOSIÇÕES

2017

no eStúdio
Curadoria: Marilice Corona – Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS)  – 8 junho a 16 de julho de 2017. Porto Alegre/RS.

TAMBORES DISTINTOS
Exposição coletiva de formados pelo Bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS em 2016. Curadoria: Helena Kanaan
Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, UFRGS. De 23 de maio a 13 de junho de 2017.
Artistas participantes: Alice Brauwers, Cadu Peixoto, Carmem Oliveira, Caroline Cantelli, Christian Caetano, Daniela Távora, Felipe Pergher, Fernanda Pujol, Fernanda Puricelli, Giovani Höber Ghiggi, Guilherme Sommermeyer, João Gilberto Salton, Loren Cristina Gay, Mariana Duarte, Paola Luzzatto Guimarães, Rainer Steiner Campos, Thiago Trindade, Thiana Sehn.

O SER É O ESPELHO DO SER
Mostra coletiva de pintura, gravura e desenho de artistas que olham a figura humana. Casa de Tijolo, São Paulo/SP. De 07 de maio a 27 de maio de 2017.
Artistas participantes: Alexandre Liba, André Albuquerque, Biba Rigo, Daniele Noronha, Deni Lantzman, Eros De Nardi, Francisco Maringelle, Marcos Machado, Mauricio Parra, Pedro Pessoa, Rodrigo Cunha, Tamara Andrade, Thany Sanches, Thiana Sehn e Tiago Denardi

 

2016

21º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre
De 8/9 a 7/10 de 2016. Porto Alegre/RS.

2015

PAISAGEM INTERNA
Mostra de pinturas, de 18 de setembro a 27 de outubro, Atelier Piratininga, São Paulo/SP

DIVERSA
Participação coletiva através do projeto Lampioa, Museu da Diversidade, de 17 de julho a 30 de novembro de 2015, Metro República, São Paulo/SP

O CORPO
Exposição paralela ao projeto Lampioa, de 2 a 30 de abril de 2015 no Centro Cultural da Penha, São Paulo/SP

 

2014

ARTE.RS
Exposição Coletiva com curadoria de Vera Pellin, de 26 de novembro de 2014 até 31 janeiro de 2015, no Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. Participação com o audiovisual Abre Alas, do projeto Passar é Preciso.

O CORPO
Exposição paralela ao projeto Lampioa, de 11 a 30 de novembro de 2014, na Galeria Olido, São Paulo/SP

O CORPO
Mostra de desenhos e pinturas, agosto 2014- Ateliê em Rede, São Paulo/SP

 

2012

MOSTRA DE GRAVURAS
Coletivo Rizoma – Realizada no bar Parangolé Porto Alegre/RS (coletiva).

A COR DA ÁGUA
Mostra de trabalhos em Aquarela – 19 de Junho a 5 de Julho 2012
Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes da UFRGS (coletiva).

 

2011

POSTAIS DE PORTO ALEGRE
Coletivo Rizoma (xilogravura) – Realizada na Koralle – Porto Alegre/RS (coletiva).

20 ANOS DA OFICINA DE MODELO VIVO DA CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA
Casa de Cultura Mário Quintana, CCMQ, Porto Alegre/RS (coletiva).